top of page

Scrum: Agilidade para o seu negócio!

Atualizado: 21 de jul. de 2021

Poderia começar a explicar toda a parte técnica dessa "metodologia", mas quero falar mais do que isso. No entanto, é preciso contextualizar.


ASPECTOS IMPORTANTES DO SCRUM


O Scrum é um framework (conjunto de valores, princípios e práticas), sendo assim, pode ser usado com qualquer outra metodologia de projetos. Das melhores características por ser um framework é que podemos adaptá-la de acordo com a necessidade, características do projeto e empresa. Sua principal função é proporcionar um passo a passo com ferramentas para gerenciar sua equipe e projeto. É utilizado nos projetos que possuem início, meio, fim, são complexos e precisam de adaptabilidade com mais agilidade.


Ou seja, é possível mudar o plano de uma forma mais rápido que os métodos tradicionais.

O Scrum é muito fácil de entender, simples na sua estrutura, porém não tão fácil de implementar, pois a maioria das equipes não estão prontas para atuarem de acordo com os seus valores e princípios, por isso a importância de um consultor especializado no assunto para direcionar o caminho correto.

No geral, as pessoas estão acostumadas a serem levadas pelas emergências ao invés de seguir um plano. Não conseguem entender o caminho a ser trilhado e qual será a próxima tarefa a ser realizado, por isso, o Scrum busca dar o mínimo de padrão para que o projeto seja feito de forma ágil, simplificada e com uma equipe direcionada.


"Camila, é possível fazer mais em menos tempo como dizem?"


Sim e não! Veja só, não se trata de fazer mais de qualquer jeito, apenas para parecer que está se produzindo algo, não se trata de ser ocupado, se trata de se produzir com foco, indo na direção certa que a empresa buscar dentro do seu planejamento estratégico. Então, não, não é um uma luta desenfreada para deixar todos exaustos e sobrecarregados. Sim, é possível fazer mais, pois se está produzindo de forma correta, sem distrações e tendo uma equipe pronta para entregar o seu melhor, logo em menos tempo!


O Scrum consegue unir tudo em uma estrutura, trazendo o cliente como protagonista e de transformar pessoas e processos. O que o torna uma das melhores formas de se obter resultado de forma ágil.


Além dos principais conceitos que norteiam o Scrum transparência, inspeção (avaliar se está como planejado) e adaptabilidade (capacidade de mudar), eu separei três que simplificam bem os seus princípios:

  1. Especificidade: As tarefas são definidas de forma específica, priorizadas, monitoradas e temporais.

  2. Foco em pessoas: Todo o Scrum deseja entregar valor para todas as pessoas envolvidas na cadeia, clientes, equipe, stakeholder, etc.

  3. Melhoria Continua: O foco durante todos os ciclos é a melhoria de todos os processos.


COMO FUNCIONA?


Para entendimento de como iniciar o Scrum, segue o passo a passo simplificado:


Seguindo os pontos apresentados é possível realizar projetos mais complexos com uma estrutura controlável, adaptável e eficiente.


Caso queira conhecer mais da estrutura de como é executado, funções e eventos na prática é só clicar aqui.


O Scrum é capaz de gerar maiores resultados, facilidade de comunicação, integração e desenvolvimento da equipe, dentre muitos outros benefícios dentro de qualquer time.


Se tem interesse em implementar tudo isso na sua equipe, só entrar em contato neste link.


Por fim, criaremos times que entregam valor e satisfação para os clientes, preparados para as mudanças, que trabalham em conjunto, são motivados, possuem entregas frequentes, pratica o diálogo, utiliza da simplicidade, está sempre em desenvolvimento e são auto gerenciáveis.



168 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page