top of page
Salão do prédio de escritórios

De sua Holding Familiar à Mulher Empresária de Sucesso

Atualizado: 30 de mai.


mulheres empresárias trabalhando

Durante muito tempo eu, mulher, empresária, filha e esposa, me isentei de falar sobre a pauta MULHERES NOS NEGÓCIOS. É uma pauta tão complexa, tão cheia de camadas que eu preferia me calar. Tenho que dizer que me coloco como aprendiz para este tópico, afinal, apesar de ser mulher, faço parte de um recorte privilegiado, mas a minha intenção aqui é a melhor possível. Por isso, vamos ao que interessa!

Agora a pouco estava nas redes sociais e apareceu para mim a seguinte frase "Maternidade não é pausa na carreira é mestrado em gestão" (Chai Carioni). Sobre o quesito maternidade nada posso falar, pois ainda não sou mãe. Mas posso fazer uma pequena alteração nessa frase:

Ser mulher não é pausa na carreira é mestrado em Gestão.

Quantos papéis você tem hoje? Quantas funções você acumula no seu dia a dia? Enquanto empreende, se sente insegura, se preocupa com o filho que está em casa sem a janta. Sonha em expandir seu negócio e impactar mais pessoas, mas, ao mesmo tempo, lembra que amanhã tem um evento. Precisa deixar a comida pronta para o marido, ajudar os filhos com os deveres, separar um presente para o aniversário da amiga... Cansou só de ler? Essa é só uma parte da rotina que você enfrenta todos os dias.


Nesse cenário de tantas variáveis, você toma decisões em segundos: A que horas o filho deve dormir? Quando vai conseguir preparar o jantar? Será que dá pra comprar aquele brinquedo agora, ou é melhor usar a clássica frase: “Na volta nós olhamos esse brinquedo!”, mesmo já sabendo que, por enquanto, não vai dar para comprar. Como meu marido comentou outro dia: "Você é a dona de uma holding familiar!". (1) Porém, ao olhar para o cenário empresarial, você mulher, se coloca no lugar de inferioridade, em um lugar no qual não é capaz de exercer o que já sabe fazer com primor. Você pode até dizer: "Eu não realizo com primor, pois muitas vezes fica tudo caótico!" Vou te mostrar que sim.


Sou Gestora de Projetos desde 2017 e nesses anos de experiência te digo com todos as letras, não houve nenhum projeto perfeito. Nenhum projeto que a equipe e ou clientes não tivessem problemas com prazo, financeiro e/ou relacionamentos interpessoais. Estou falando de projetos com empresas nacionais com mais de 60 filias, estou falando de projetos com empresas internacionais famosas e, mesmo assim, todos os problemas se repetem. Enquanto gestora estou ali para amenizá-los não para torná-los perfeitos e sem erros. Ou seja, os seus projetos familiares (sua rotina) também não serão perfeitos.


A diferença é que mesmo (muitas vezes sozinha), você já gerencia a família, só falta agora entender que você também pode ser gestora e mulher empresária de sucesso com o mesmo afinco, pois infelizmente, nesse quesito, a empreendedora e empresária ainda precisa se desenvolver. No ano de 2011 dos 45% da força de trabalho do Brasil era feminina, mas só 7,7% ocupava os postos de conselho administrativo das empresas de capital aberto no Brasil (2). Em 2022 as mulheres representavam 34% dos empreendedores no Brasil, no entanto, os principais motivos para o encerramento de negócios femininos, são por problemas financeiros, informalidade, falta de capacitação em gestão empresarial e sobrecarga de tarefas.(3)(4)


A mulher empresária precisa, primeiro, reconhecer que já está pronta para ser Mulher e Empresária de Sucesso. Sua rotina, diariamente, já ensina o que é preciso fazer. Em segundo lugar, é fundamental estar disposta a consolidar e transformar esse conhecimento empírico de gestão em algo mais concreto e estruturado — e aplicar isso nos negócios. Assim, será possível alcançar resultados maiores e melhores. Já não há mais espaço para negócios desestruturados e amadores, é difícil, mas é real.


Não apenas por uma exigência do mercado, mas também porque, em um contexto geral se deseja mais tempo para o lazer, saúde, família, e deseja-se a tão sonhada "liberdade" de ser dona do próprio negócio, sendo assim, se faz necessário que a empresária passe a formalizar e estruturar a empresa, quanto mais organizada, maiores são as chances de aumentar os lucros e colher as realizações pessoais e profissionais. Quer ter mais tempo para educar seu filho? Quer ter mais tempo para a saúde? Quer ter mais tempo de qualidade? Faça gestão! É a gestão que proporciona o crescimento estruturado, dando possibilidade de conseguir investir em pessoas, processos e ferramentas que te farão estar livre para realizar o que realmente importa, por isso:


Estruture, Lucre e Realize!


Referências e Informações:

(1) Em vez de operar um negócio ou produzir produtos, uma holding concentra-se em gerenciar e controlar um grupo de empresas, como uma casa que dentro dela existem várias partes a serem controladas, então nesse caso, a mulher está ali para gerir e controlar todas as partes.

(2) SANDBERG, Sheryl. Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras.

(3) BORGES, Marina. 61% das empreendedoras brasileiras atuam informalmente aponta pesquisa cndl. Políticas Públicas. Disponível em: [Link]. Acesso em 28 de Maio, 2025.

(4)SEBRAE Nacional. Relatório Técnico Empreendedorismo no Brasil: Uma análise do 4° trimestre de 2024. Impulsiona Sebrae. Disponível em: [Link]. Acesso em 28 de Maio, 2025.










1 Comment


Uma visão incrível sobre empreendedorismo feminino! 🤩

Like
bottom of page