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  • Tudo sobre o incrível Scrum

    Se você nem sabe do que se trata e todos os benefícios desse framework, então chega aqui nesse link primeiro! Agora vamos entrar nos detalhes do Scrum e entender os seus principais aspectos, papéis, eventos e artefatos. ESTRUTURA DO SCRUM Para entender a estrutura do Scrum é preciso falar sobre os papéis (pessoas que possuem uma função específica dentro do framework), eventos (momentos determinados para planejar ou apresentar o projeto), artefatos (ferramentas que auxiliam todos envolvidos). PAPÉIS Stackholder: São as partes interessadas na execução, finalização e qualidade do projeto. Scrum Master (SM): Responsável por liderar as etapas do Scrum e ser ponte entre o time, Product Owner e Stackholder. Product Owner (PO): Principal responsável na execução do projeto, definição de prioridades de execução das macros atividades e comunicação de todos. Scrum Team (ST): Colaboradores que executam as atividades. EVENTOS Criação do Product Backlog: Momento para se criar todas as macro tarefas que vão definir todo o necessário para o seu projeto ser finalizado. Essas macro atividades serão desmembrada em micro atividades a depender do grau de prioridade, pois as de maior prioridade serão as primeiras a serem executadas. Esse evento é realizado pelo Product Owner e informado ao Srum Master. Sprint Planing: Nesta reunião deve-se definir quais atividades serão executadas na próxima Sprint. As atividades são fracionadas no que chamamos de histórias, essa é menor parte parte referente a uma atividade proposta. Nesta etapa, é feito a priorização das histórias, ou seja, o Time Scrum definirá o quão custoso será para concluir a atividade. O Time Scrum participa ativamente nessa fase. O PO é responsável por explicar a atividade para o time caso tenham alguma dúvida e o SM deve coordenar o evento. Uma das técnicas utilizadas para definir o grau de prioridade das atividades é o Planning Poker. Sprint: Realizado após o planejamento da Sprint. Período no qual a equipe irá executar as atividades definidas dentro de uma quantidade de dias escolhido. É ideal que cada Sprint possua no mínimo 2 semanas e no máximo 4 semanas. Reunião diária: Evento realizado todos os dias pelo ST e SM para avaliação das atividades. Sua duração deve ser de no máximo 15 min e deve ser feita em pé. Neste post falei um pouco mais sobre a Reunião Diária e como tornar a sua equipe mais coesa. Revisão: Avaliar e verificar o projeto que está sendo construído. Retrospectiva: Momento que deve ser analisado como o trabalho foi efetivado e se existe alguma melhoria a ser feita. ARTEFATOS Product Backlog: Todas as tarefas a serem realizadas para a finalização do projeto; Sprint Backlog: Todas as atividades que serão executadas na Sprint; Quadro Kaban: Ferramenta para realizar o controle das atividades a serem utilizadas durante a Sprint; Planning Poker: Jogo utilizado para a definição dos pontos (priorização) de cada história a ser realizada; BurnDown: Gráfico de acompanhamento do progresso da equipe versus a quantidade de pontos de história da Sprint.

  • Os 5 Passos antes do Planejamento!

    Muito se fala sobre planejamento no início do ano. Meta para lá, sonho para cá! Mas pouco se fala do que pode ser feito antes do planejamento. Não adianta um bom planejamento se antes a casa não estiver pronta para executar; Para isso é necessário e importante uma boa limpeza. Lembrem-se a limpeza não é só de sujeira. Você pode limpar o pensamento, conhecimento, ambiente, forma de se trabalhar e etc. Na época da segunda guerra mundial muitas empresas estavam em crise no Japão e precisavam encontrar formas de se estruturarem após um cenário tão caótico. Surgiram muitos pensamentos e neste artigo você encontrará mais informações sobre a metodologia 5S vista pelo meu olhar. 1 - SELECIONE Comece selecionando um local do seu trabalho os materiais, ferramentas, conhecimentos, equipamentos e práticas que não são úteis. Por exemplo: inicie pela sua mesa e comece a questionar. Preciso de todas as coisas que estão aqui? Eu utilizo todos os dias esses matérias? O que pode ter que não tenho? Onde isso pode ser útil? E então passe para o próximo passo. 2 - LIMPE Descarte o que seja necessário e separa o que é útil. Não se esqueça que não se trata apenas de coisas físicas, comece a observar também nos conhecimentos que não te servem mais, forma de realizar atividades, pensamentos e comportamentos que não levam a lugar nenhum e muitas vezes não temos nem controle sobre eles. É claro que esse é um processo que deve ser feito por partes, mas inicie em algum local. Apesar de parecer ser demorado, os passos são reduzidos quando estamos executando, por exemplo: se você for fazer isso em sua mesa. Você já vai olhar o que serve e ao mesmo tempo já irá limpar, não é mesmo? Então... na prática os passos ficam mais fluidos. Se questione: O que causa essa sujeira? Alguma forma de resolvê-la? Tem algo mais que precisa ser limpo? 3 - ORGANIZE Depois de selecionar, separar o que serve e o que não serve e limpar. É hora de organizar o que já está pronto para ficar com você. Coloque categorias, tenha espaço para cada uma das coisas, seja caneta, cadernos e cada um dos produtos do seu negócio. Pastas de clientes, finanças, etc. 4 - PRADONIZE Tudo aquilo que se faz repetidas vezes pode se tornar um padrão, um passo a passo. Então, observe se tem algo no seu trabalho que segue essa linha e comece a documentar esse padrão em uma folha de papel. Depois se achar importante, coloque isso em um computador. Isso é essencial! Muitas vezes os euempreendedores (sic) acham que não exercem funções, mas a cada momento do dia o mesmo está exercendo uma nova função da sua empresa. Em algum momento deixará de ser ele para ser um colaborador que executará. Quando esse dia chegar você estará mais pronto para delegar. Além disso, a padronização proporciona maior qualidade para o seu produto ou serviço cada dia mais. 5 - AUTODISCIPLINA Mantenha isso como parte do seu dia a dia. Sabe a história da rotina da manhã? É um bom exemplo de como chegar neste ponto. Neste contexto se seleciona as atividades importantes, estuda o essencial, limpa os pensamentos, organiza uma estrutura para fazer acontecer, padroniza com uma rotina diária e assim você pode executar todos os dias. É isso que deve acontecer com o seu negócio. Torne essas ações parte da rotina diária de todos os colaboradores, fornecedores e sua como dono do negócio. Se você quer se aprofundar um pouco mais tem uma aula sobre o assunto neste link. Os benefícios disso são inúmeros. Qualidade do seu trabalho, aumento da produtividade, menos chance de erros, maior qualidade de vida e muito mais. Photo by William Iven on Unsplash

  • Como reduzir desperdícios no seu negócio?

    O Lean foi uma filosofia criada com base no conceito do sistema de produção da Toyota após a segunda guerra mundial. Sua principal intenção é “enxugar” processos, ou seja, reduzir desperdícios dos mais variados tipos. Sendo os principais listados na figura que segue. A intenção do Lean é reduzir e por consequência aumentar a quantidade de lucro existente dentro do seu negócio; de preferência utilizar o mínimo de investimento necessário para fazer as mudanças. Essa filosofia visa uma entrega de alto valor para o cliente, seja ele interno ou externo. Logo, mais valor com menos trabalho (foco em eficiência). É chamada de filosofia pois a intenção é que os aprendizados e todo o trabalho seja realizado de forma constante, de forma que faça parte da cultura do negócio, trazendo diversos benefícios em cada uma das áreas. COMO FUNCIONA A FILOSOFIA LEAN? Por se tratar de uma filosofia que envolva redução de custos e lucros é importante ser mais cuidadoso e por isso, a atuação pode levar alguns meses de execução. No entanto, é boa prática que um projeto de Lean não dure mais do que seis meses. As etapas servem para analisar um único problema por vez. Este, é analisado dentro do processo e se avalia o que pode estar gerando gastos ou perdas desnecessárias. As etapas são: DEFINIR: Definir um problema a ser resolvido; MEDIR: Verificar os dados existentes e explorar mais o problema; ANALISAR: Avaliar as principais causas do problema; MELHORAR: Criar um plano de ação para redução do problema; CONTROLAR: Verificar se o plano de ação está correto e fazer modificações, se necessário. No primeiro estágio deve-se definir uma meta. A meta deve ser formada por um objetivo claro, indicadores a serem reduzidos e um prazo, sem isso, não existe uma meta que possa ser atingida. Com a definição da meta é possível desenhar o escopo do projeto para que seja feito a medição dos dados que farão parte do projeto. É super importante que esses dados sejam confiáveis ou não será possível a execução do Lean. Com a definição de meta e início da preparação do escopo pode-se escolher utilizar o framework Scrum, que foi explicado mais neste artigo. Caso a empresa não possua as informações, é necessário que seja feito um trabalho antecipado para criação dos indicadores da empresa. Assim, já é possível ter um norte, a longo prazo, diante das necessidades do seu negócio para que possa dar início nas atividades e gerar uma meta a ser alcançada ao final do projeto. Alguns exemplos de objetivos a serem resolvidos por essa filosofia são, a redução de custos de armazenagem, frete, estoque, das reclamações dos clientes, dentre outras. Com a meta definida cada uma das outras etapas são cumpridas através de outras técnicas e ferramentas, como por exemplo o 5S, Espinha de Peixe e etc. Então, serão avaliados todos os resultados e possíveis melhorias na última etapa de controle. Utilizar está filosofia leva a avaliação das causas e implementação de ações que às reduzam, chegando a elevação de milhares de reais para cada projeto realizado. Assim, é possível atuar dentro dos processos do negócio e avaliar medidas que serão executadas para redução e controle dos gastos financeiros, gerando mais lucro e menos desperdícios.

  • Reunião Diária: Como tornar Equipes mais Coesas?

    Trabalhar com um equipe é um das áreas mais desafiadoras dentro de um negócio. No geral as pessoas não sabem quais são suas atividades, nem o que precisam fazer no dia a dia. Vão seguindo o fluxo e apagando os incêndios. Primeiro irei apresentar a reunião diária, quais são os pontos chaves e como realizá-la, mas em um segundo momento te direi um pouco mais sobre a como utilizar em ambientes diferentes do esperado pelo framework. A Reunião Diária ou Daily Scrum é um dos eventos existentes no framework Scrum. Como funciona a Reunião Diária? É um reunião como outra qualquer e sua intenção é inspecionar e adaptar as atividades que estão ocorrendo em um determinado projeto. Para que isso ocorra, o primeiro passo deve ser determinar o local e o horário que está reunião deve acontecer. É importante que ela sempre ocorra no mesmo local e horário para que aja um rotina diária. Além disso, como o nome já fala é uma reunião que deve ser feita todos os dias. Sabemos que os times e as empresas perdem muito tempo durante reuniões que não têm significado e não chegam a um denominador comum ou a soluções. Sendo assim, a Reunião Diária não pode ultrapassar o tempo máximo de duração de 15 minutos, independente do tamanho do time. É importante dizer que dentro do framework Scrum não é possível existir equipes com mais do que 10 integrantes. Indica-se que está reunião seja feita em pé, justamente, para que as pessoas não se acomodem e demorem muito tempo para finalizar a reunião. E o que fazer durante a Reunião Diária? Durante a Reunião Diária todos os integrantes da equipe devem responder as seguintes perguntas: O que você fez ontem? O que você vai fazer hoje? E há algo que esteja impedindo a execução das suas atividades? No entanto, apesar do cunho de inspeção das perguntas assinaladas a ideia aqui não é que exista um chefe monitorando o andamento das atividades. A prioridade é que todos tenham conhecimento de como o projeto esteja e como solucionar problemas existentes. Dentro do padrão e moldes do Scrum assim é feita a Reunião Diária, porém irei trazer algumas considerações para outros tipos de equipes. Utilizando a Reunião Diária de formas Diferentes A Reunião Diária me lembra muito das StandUp Meeting. Sua proposta é tornar as reuniões mais rápidas e mais eficientes. Apesar do Scrum permitir o escalonamento (para times maiores que dez), ainda assim, pode não ser possível para o seu tipo de negócio ou projeto. Então, quando tratamos de empresas que não se enquadram a todo o método. Podemos fazer alguns ajustes e usar a filosofia que está inserida no framework para melhorar a coesão, inspeção e adaptabilidade do time. De que forma faremos isso? Nas reuniões comuns a empresa pode utilizar as mesmas perguntas para trazer foco neste momento. Assim como, poderá estipular um tempo máximo de reunião, para que as mesmas sejam cada vez mais proveitosas. O líder tem um papel fundamental para tornar a cultura durante as reuniões baseada na resolução de problemas e transparência entre os colaboradores. Estes poderão cada vez mais entender a importância de criar soluções para as dificuldades entre si, ou seja, sendo adaptáveis, e assim, reduzir as ações emergências no dia a dia. Por que a reunião diária pode proporcionar coesão ao time? Este modelo de Reunião Diária e todos os seus princípios fazem com que um time possa saber quais são as atividades de todos os integrantes, proporcionando transparência. Conseguem entender que são donos dos projetos tanto quanto o coordenador e cria um senso de adaptabilidade diante das dificuldades ou necessidades. Tornando assim, os colaboradores mais coesos na execução dos projetos.

  • Sabotador: O que isso tem a ver com meu negócio?

    Você já teve pensamentos que te fizeram paralisar ou procrastinar? Frases do tipo: "Eu mereço descansar só mais um pouquinho nas redes sociais!" "Estou cheio de atividades, mas preciso ter mais resultados!" Esses são exemplos de pensamentos sabotadores. Este conceito foi desenvolvido pelo Dr. Shirzad Chamine (Engenheiro, Coach e Dr. em Neurociência) e criou o estudo sobre a inteligência positiva, ou seja, uma análise entre o tempo e a quantidade de pensamentos negativos (Quociente de Inteligência Positiva - QP). Quanto mais pensamentos negativos tivermos, menor a inteligência positiva e vice-versa. E a premissa a partir disso é: Pensamentos -> Sentimentos Sentimento -> Comportamentos Pensamentos geram sentimento que geram comportamentos e retorna para pensamentos. Se você possui um pensamento negativo, vai te gerar sentimentos e resultados negativos. Mas o que isso tem a ver com meu negócio? Quando entramos nesse ciclo de comportamentos o que acontece é a paralisação ou procrastinação e que está totalmente relacionado a seu negócio. Chefes e funcionários têm esse tipo de pensamento e que gera a falta comportamentos de sucesso. Você pode querer tudo perfeito, ter medo de arriscar, não estar seguro e não ter comprovações, querer controlar de mais todas as situações, estar sempre ocupado de mais e quando isso acontece, você estagna e não faz. Existem 10 sabotadores (pensamentos negativos) e cada um deles dará desculpas para não efetivar sua atividades, segue a baixo: CRÍTICO: Esse é o chefe de todos os outros, ele procura criticar você e a todos. É ótimo para gerar senso crítico, mas unido aos outros sabotadores pode prejudicar o sucesso das nossas atividades e comportamento. ESQUIVO: A forma de agir deste sabotador é fugindo de tudo e de todos, não entra em confusão, mas também não se posiciona, foge de pressão, sempre tem um objetivo, mas quando as coisas ficam mais difíceis, desiste. Vai deixar de executar o que precisa no seu trabalho porque não quer entrar em nenhum tipo de conflito, interno ou externo. VÍTIMA: Esse acredita que o mundo não é justo, ou seja, tudo acontece com ele! Vai sempre criar dificuldade para realizar qualquer atividade, porque não tem ninguém para ajudar a ele. Se não cumprir um prazo ou fazer algo bem feito a culpa não é dele. A culpa é do mundo. Vai deixar de executar porque a vida é muito difícil para ele e mais ninguém. HIPER-REALIZADOR: A pessoa que está sempre na correria e nunca tem tempo para nada, mas, contraditoriamente, procura mais coisas para fazer, porque ainda não fez o suficiente. Vai deixar de executar porque é impossível dar conta de tudo que ele se propõe a fazer. HIPER-RACIONAL: O rei da razão! Se algo não tiver dados, comprovação científica, análises, não vai adiantar conversar com essa pessoa. Pode apagar qualquer tipo de relacionamento, conhecimento, por não existir a sua lógica. Vai deixar de executar porque não existe lógica no que ele ou as pessoas estão fazendo. HIPER-VIGILANTE: Este tipo de sabotador consegue ter medo de tudo! Está sempre vigilante e atento a todas as coisas que podem dar errado. Como sente medo de tudo, não vai buscar nada além do padrão, não será a pessoa proativa, vai dificultar ações que não sejam planejadas e não vai lidar com emergências. Vai deixar de executar porque o medo impede de que vá a luta. CONTROLADOR: Precisa ter controle de tudo e de todos. Precisa saber o que está acontecendo e o que pode acontecer com todos da equipe. A falta de controle o deixa "sem chão", pode criar dificuldades ao se trabalhar em equipe e tem dificuldade de delegar. Vai deixar de executar quando o cenário não for o planejado. INQUIETO: Não finaliza nenhum tipo de projeto, porque está sempre com novas ideias e novo posicionamento. Pode não conseguir ter foco e está sempre atrapalhado com suas atividades. Vai deixar de executar pela quantidade de possibilidades que a vida pode proporcionar. Sem foco em um objetivo central. PRESTATIVO: Quer ajudar tudo e a todos, aglutina atividades de outras pessoas e não prioriza as suas, fazendo com que ele não realize o que precisa ser feito. Sua vida e suas próprias atividades não importam quando alguém precisa de algo. Vai deixar de executar porque quer ajudar todo mundo. INSISTENTE: Precisa estar tudo muito perfeito! Se cobra e cobra a todos com o critério da perfeição e não aceita menos do que isso. Nunca acha que seu trabalho está suficiente e age da mesma forma com as outras pessoas. Pode perder prazos e não valorizar os trabalhos realizados. Vai deixar de executar porque quer uma perfeição que não existe. Esses são os sabotadores, ou seja, pensamentos que fazem com que cada pessoa deixe de realizar com "desculpas" diferentes. Se identificou com algum? CUIDADO: Você vai se identificar com todos eles, pois possuímos todos eles. A grande questão é o grau de porcentagem que estes pensamentos aparecem no seu dia. Para saber efetivamente quais esses grau basta fazer uma devolutiva de autossabotagem. Se você avaliar esses pensamentos/comportamentos são ótimos em alguns aspectos, pois podemos ajudar as pessoas, ser produtivos, ter altos padrões e etc, porém o problema é quando isso está em excesso e nos leva a ter comportamentos exagerados e extremos! Como posso resolver a Autossabotagem? O primeiro passo você já fez, ler esse artigo. É possível corrigir isso quando você sabe que estes conceitos existem e agora sabe a forma como os seus pensamentos mentem para você. Você já pode passar a observar a constância dessas atitudes no seu dia a dia. Avaliando quais dos comportamentos estão atrapalhando no desenvolvimento do profissional que você pode ser! Uma outra opção é realizar a devolutiva de sabotadores com um profissional especializado no assunto e trabalhar isso mais especificamente e individualmente. É importante prestar atenção para a sua inteligência positiva, a maior parte das demissões e má performance não são por conhecimentos técnicos, são por comportamentos e é por isso que entender sobre o assunto fará total diferença na construção do seu sucesso como profissional! Fique atento!

  • Scrum: Agilidade para o seu negócio!

    Poderia começar a explicar toda a parte técnica dessa "metodologia", mas quero falar mais do que isso. No entanto, é preciso contextualizar. ASPECTOS IMPORTANTES DO SCRUM O Scrum é um framework (conjunto de valores, princípios e práticas), sendo assim, pode ser usado com qualquer outra metodologia de projetos. Das melhores características por ser um framework é que podemos adaptá-la de acordo com a necessidade, características do projeto e empresa. Sua principal função é proporcionar um passo a passo com ferramentas para gerenciar sua equipe e projeto. É utilizado nos projetos que possuem início, meio, fim, são complexos e precisam de adaptabilidade com mais agilidade. Ou seja, é possível mudar o plano de uma forma mais rápido que os métodos tradicionais. O Scrum é muito fácil de entender, simples na sua estrutura, porém não tão fácil de implementar, pois a maioria das equipes não estão prontas para atuarem de acordo com os seus valores e princípios, por isso a importância de um consultor especializado no assunto para direcionar o caminho correto. No geral, as pessoas estão acostumadas a serem levadas pelas emergências ao invés de seguir um plano. Não conseguem entender o caminho a ser trilhado e qual será a próxima tarefa a ser realizado, por isso, o Scrum busca dar o mínimo de padrão para que o projeto seja feito de forma ágil, simplificada e com uma equipe direcionada. "Camila, é possível fazer mais em menos tempo como dizem?" Sim e não! Veja só, não se trata de fazer mais de qualquer jeito, apenas para parecer que está se produzindo algo, não se trata de ser ocupado, se trata de se produzir com foco, indo na direção certa que a empresa buscar dentro do seu planejamento estratégico. Então, não, não é um uma luta desenfreada para deixar todos exaustos e sobrecarregados. Sim, é possível fazer mais, pois se está produzindo de forma correta, sem distrações e tendo uma equipe pronta para entregar o seu melhor, logo em menos tempo! O Scrum consegue unir tudo em uma estrutura, trazendo o cliente como protagonista e de transformar pessoas e processos. O que o torna uma das melhores formas de se obter resultado de forma ágil. Além dos principais conceitos que norteiam o Scrum transparência, inspeção (avaliar se está como planejado) e adaptabilidade (capacidade de mudar), eu separei três que simplificam bem os seus princípios: Especificidade: As tarefas são definidas de forma específica, priorizadas, monitoradas e temporais. Foco em pessoas: Todo o Scrum deseja entregar valor para todas as pessoas envolvidas na cadeia, clientes, equipe, stakeholder, etc. Melhoria Continua: O foco durante todos os ciclos é a melhoria de todos os processos. COMO FUNCIONA? Para entendimento de como iniciar o Scrum, segue o passo a passo simplificado: Seguindo os pontos apresentados é possível realizar projetos mais complexos com uma estrutura controlável, adaptável e eficiente. Caso queira conhecer mais da estrutura de como é executado, funções e eventos na prática é só clicar aqui. O Scrum é capaz de gerar maiores resultados, facilidade de comunicação, integração e desenvolvimento da equipe, dentre muitos outros benefícios dentro de qualquer time. Se tem interesse em implementar tudo isso na sua equipe, só entrar em contato neste link. Por fim, criaremos times que entregam valor e satisfação para os clientes, preparados para as mudanças, que trabalham em conjunto, são motivados, possuem entregas frequentes, pratica o diálogo, utiliza da simplicidade, está sempre em desenvolvimento e são auto gerenciáveis.

  • Um Pouco mais Sobre Nós!

    Hoje eu quero te contar sobre o mundo que eu acredito e desejo viver. Eu quero viver em um mundo que a gente saiba que minha atitude interfere no todo. E que cada pessoa pode fazer a diferença no todo, basta querer. Não são super ações que fazem a diferença, mas a menor de todas. A pandemia deixou claro que estamos conectados muito mais do que imaginamos. E por isso, quero viver em um mundo em que a gente pare de fazer o errado mesmo sabendo qual é o certo. Ou seja, respeite o planeta e a natureza. Não existe um único jeito de fazer as coisas e podemos criar novos formatos. Eu já convivi o caos de não ter um negócio bem estruturado e mal gerido e no dia que eu decidi ter o meu, decidi que essa não seria a minha realidade. Quero ter um negócio, mas não quero surtar todos os dias, quero viver bem e eu sei que isso é possível, pois eu já venho fazendo isso todos os dias. E eu quero que você também possa ter isso. Eu desejo um mundo em que nós possamos viver mais leves e mais felizes. Tempo é algo bem relativo e todos temos a mesma quantidade, só que alguns usam de forma assertiva, outros não. É preciso entender que planejar e gerir é chato, mas é o que vai te dar as benditas horas que você deseja. A hora para fazer nada, para passear, para ler, tirar férias, aprender algo que você deseja, se exercitar e o que você mais quiser. A decisão é sua! Cada negócio e pessoa nesse mundo pode fazer algo pelo planeta que vive. Através de alguma causa: preconceitos, fome, educação, consumo consciente, etc. Escolha uma! Por exemplo, hoje eu acredito no ágil porque essa ideia simplifica e gera resultados. Assim podemos ter justamente o que comentei ai em cima, mais leveza. Acredito também em uma economia muito mais sustentável (significado: que pode ser sustentado; passível de sustentação), minimalista e consciente e o que eu venho construindo é para levar isso para cada negócio que passar por mim. E eu acredito que nós podemos viver melhor neste planeta, basta a gente querer fazer a diferença um pouquinho de cada vez e a cada dia. Se você quer fazer parte desse mundo, então cola aqui comigo, entra em contato e ativa para receber o newsletter (aqui do lado)!

  • Quando é a hora de delegar para o empreendedor?

    Todo empreendedor já se sentiu sobrecarregado em algum momento com a quantidade de atividades a serem feitas. Muitas vezes o empreender é "euempreendedor", ou seja, uma única pessoa que é dona do seu negócio e por isso precisa fazer tudo sozinho. É bem provável que você não veja saída para tudo isso, mas existe. Saiba que você não precisa levar tudo sozinho nas costas. Está na hora de fazer o seu negócio sair do patamar de pequeno negócio. Em determinado momento é preciso largar o doce, pois se não largar irá perder o bolo inteiro! hahaha... Se você já se sente sobrecarregado e já está recebendo um capital suficiente para manter os gastos da empresa e ainda sobrar uma quantia adequada. Então é hora de fazer seu primeiro investimento. 😎 Contrate alguém! 😎 Sim, é um investimento. Porque? Contratar alguém é aumentar a quantidade de braços dentro do seu negócio e assim, a possibilidade de aumentar a sua lucratividade. No início do processo você irá se sentir inseguro, vai ter medo de começar a fazer isso. E talvez ache que ninguém mais pode fazer o que você faz da forma que você faz! Eu sei, nós somos assim! Você não precisa estar MUITO bem financeiramente, você só não pode estar no vermelho,❌ fora isso, não tem nenhuma contraindicação. Comece o quanto antes e tenha mais tempo para dedicar a gestão do seu negócio e ir deixando o operacional para os seus colaboradores. Se sinta leve e aproveite a oportunidade de ter um parceiro para compartilhar a jornada. 🥳

  • Como direcionar seu cliente através do conteúdo!

    Esse é o ponto de partida para a criação do conteúdo nas redes sociais para quem empreende on-line. Falar sobre um monte de assunto desconexo ou sobre a sua própria atividade (terapia, coach, nutrição, etc), não dialoga com seu potencial cliente. Assim como só postar o seu produto (cartões, roupas, etc) também não gera desejo. Só gera vontade em quem já está pronto para comprar porque está precisando. Mas para a pessoa que está alheia à uma necessidade, jamais vai chamar atenção. Como vocês acham que as vitrines de lojas são feitas? E cada área do supermercado? Tudo tem um motivo para estar ali e gerar sensações ou necessidades. No negócio digital as coisas não são palpáveis, existe todo um mundo que separa o seu serviço de todas as outras pessoas. Então, seu conteúdo deve ter estratégia e direcionar o seu potencial cliente. A partir dai que o conteúdo é criado. Por exemplo: Terapia. Pode tratar de diversos assuntos, correto? Mas durante 30 dias você pode falar sobre ansiedade. E essa será sua linha editorial. A linha editorial é o que norteia o seu cliente para uma necessidade e quando se trata de redes sociais a venda não é algo intuitivo, ele está apenas se distraindo. A percepção dos conteúdos não são rápidas e por isso é preciso falar sobre o mesmo assunto várias vezes e de formas levemente diferentes. Defina uma linha editorial para a sua rede e utilize ela durante um período a depender do que você estará oferecendo para o seu cliente. Assim você estará direcionando com estratégia o seu conteúdo ao invés de criar conteúdo sem sentido. O seu negócio on-line agradece!

  • Seu Negócio on-line precisa estar no Instagram?

    Muitas pessoas dizem que o instagram é uma das melhores plataformas para fazer o negócio on-line acontecer e que é lá que tudo acontece. Em parte sim. Por que? O instagram é uma rede social que te dá bastante versatilidade na criação dos conteúdos. Você consegue utilizar: live, igtv, foto, carrossel, dentre muitas outras opções. Além disso, ainda é uma das maiores redes sociais utilizadas no momento. Porém, não é a única forma de fazer seu negócio e as vezes não é a melhor, depende do seu negócio. Cada rede social possui sua característica e muitas vezes boa parte do público do seu negócio não estará em algumas redes. Por exemplo: o instragram e o tiktok tende a ser uma rede com um público mais jovem, diferente do facebook que já possui um público mais maduro. Percebe que isso fará diferença nos resultados? O instagram é uma rede do agora (postagens só "existem" no prazo máximo de 48h), e por isso, demanda de uma boa energia para que ela se desenvolva. Ela pode te dar excelentes resultados, mas se você quer construir um negócio a longo prazo, não aposte todo seu ouro em um lugar só. Existem outras redes que não precisará estar tão presente e te gerará muita autoridade, mostrando que o seu trabalho é sério e com corpo. O instagram não aparece nos sites de buscas e por isso ele fica para trás com relação à algumas outras redes. Quando alguém está um serviço ou produto em qual local ele faz essa pesquisa? No google, correto? E se você estiver apenas no Instagram como as pessoas vão te encontrar? Pois é! O ideal é que você trabalhe para estar no máximo possível de redes sociais e gerar uma presença on-line. No entanto, eu colocaria algumas ressalvas, existem alguns tipos de serviços que não se adequam a alguns tipos de redes sociais, então, eu não investiria tempo em algo que vai dar pouco resultado. No início do seu negócio é preciso avaliar se o seu público se encontra no Instragram, se estiver, utilize, mas trabalhe pelo menos mais uma outra rede que te proporcione ser encontrado no Google (pinterest, google meu negócio, linkedin, etc). Caso a maioria do seu público não esteja no Instagram não perca muito tempo e só faça se tiver disponibilidade. Quando buscamos empreender de forma ágil (neste artigo expliquei o que se trata) o foco e energia deve ser colocado onde estiverem os melhores resultados para o seu negócio.

  • O que é Empreendedorismo Ágil?

    Tudo começa com o desenvolvimento de software através de metodologias ágeis. Utilizei o Scrum ( neste artigo falei sobre a ferramenta) a três anos atrás quando fui Scrum Master de um projeto de sistema. Estas metodologias, disciplinas, frameworks foram criados em cima de um manifesto, ou seja, uma declaração sobre as principais ideias de como esses métodos devem ser implementados. A verdade é que eu passei a acreditar na "filosofia" ágil e entendi que os seus princípios podiam se estender para qualquer área. Foi assim que surgiu a ideia desse negócio (Consultoria Ágil) e logo em seguida eu criei os valores e princípios do que chamo de Empreendedorismo Ágil. Na imagem a baixo está as principais base deste conceito. A proposta é incluir algumas principais características dos métodos ágeis no empreendedorismo, misturando um pouco da ideia das Startups ao mundo empreendedor que não se enquadra 100% nesse tipo de negócio. Torne Pessoas Sensacionais: Aqui entende-se que tudo é feito por pessoas e para pessoas, então, não é possível criar um produto ou serviço sem se preocupar com o nosso principal bem. Deve-se desenvolver os colaboradores e prestar um trabalho incrível para quem adquire os produtos ou serviços. Entrar em Ação de forma Efetiva: Significa não ficar pensando em todas as variáveis que podem dar errado, procurar cursos e mais cursos, esperar que se tenha cartão de visita, site e qualquer outra necessidade que, na verdade, não impede de começar agora. Tomar decisões e fazê-las acontecer. Experimente e Aprenda rápido: Mais importante do que estudar e se questionar de mais sobre as ações é começar. Porém, não adiante testar e não aprender com o teste. Por isso, é necessário que exista os aprendizados colhidos em cada etapa de um novo projeto. Entregue Valor a todo Instante: Uma das principais características dos métodos ágeis é sempre dar importância ao valor que está sendo entregue para o cliente. Seja ele um cliente interno (na empresa) ou externo. Ser ágil é fazer mais em menos tempo. Só que não de uma forma pesada e cansativa, este processo deve ser leve e tranquilo. Pois de nada adianta conseguirmos fazer mais em menos tempo se por acaso você não pode aproveitar o tempo "livre" para viver além de trabalhar. Mais do que saber o caminho correto é manter o ritmo e entender que menos é sempre mais, simplifique. Por aqui você vai desvendar como criar um negócio inovador, criativo e que se importa com as pessoas e com o mundo! Acredito que novos modelos de negócios e diferentes tipos de estruturas nas relações de trabalho podem beneficiar as empresas, o mundo e principalmente as pessoas. Empreender é mudar, é estar sempre ajustando a régua para algo melhor. Não é criar um negócio apenas para pagar os boletos no final do mês, queremos gerar um impacto para as pessoas à nossa volta e estar em constante progresso. Por isso é permitido mudar, inovar, é necessário sonhar, contribuir para; e com as pessoas, é importante ser eficiente, o simples é incrível e a melhoria essencial. É assim que farei o meu negócio crescer e vou amar que você venha junto nessa caminhada!🌻

  • Como seu negócio estará daqui 3 anos?

    No cenário de empresários e empreendedores a realidade no Brasil é de que 21% das empresas quebram no primeiro ano e o índice aumenta com menos de cinco anos, de acordo com o Portal de Adm. As causas para isso acontecer são inúmeras, mas um dos problemas encontrados é a falta de gestão e planejamento, e neste quesito, um dos pontos importantes é a definição de onde você deseja chegar com o seu negócios nos próximos anos (mais conhecido como visão). Eu sei que a maioria das pessoas acham essas definições super supérfluas e na maioria das vezes são criadas e esquecidas. O grande problema está exatamente ai! Não podemos criar um objetivo no qual não exista ação. Gosto da seguinte frase que resume bem a ideia: "Visão sem Ação não passa de um sonho. Ação sem Visão é só um passatempo. Visão com Ação pode mudar o mundo". Joel Baker Então, nesse artigo eu vou te dizer alguns passos para você implementar na sua empresa e já mudar a realidade dela para os próximos anos. DEFINA O TEMPO DE EXECUÇÃO! A primeira tarefa é definir o tempo pelo qual você deseja chegar à algum objetivo. Você deve criar no máximo três objetivos: a curto, médio e longo prazo. E a definição de curto, médio e longo prazo vai depender do tipo do seu negócio. Negócios inovadores precisam estar mais atentos às possíveis mudanças com maior frequência, por exemplo. Para novos empreendedores eu indico começar com 6 meses. Pouco? Sim, é preciso se acostumar com a ideia de ter um objetivo, com ações tomadas de forma estratégica e manter isso em constante fluxo. E claro, você pode mudar esse tempo quando achar necessário. SAIBA ONDE VOCÊ QUER ESTAR! Depois de definir o prazo de execução é preciso pensar onde você quer estar quando aquele momento chegar. Por exemplo: "Ser referência na área alimentícia dentro da região metropolitana da cidade nos próximos três anos" ou "Aumentar o faturamento em 10% no prazo de um ano e ser a melhor e mais feliz das organizações de assistência médica no ano". O seu objetivo é livre e pode estar alinhado com seus valores, faturamentos e missão. Seja sincero, não tenta inventar a roda e simplifica! PARTA PARA AÇÃO Depois que você tiver seu objetivo em mente e com base nele analise a seguinte pergunta: O que eu preciso fazer para que isso seja possível? Defina as ações que você deverá realizar para que seu objetivo seja possível. Leve em consideração vários aspectos do seu negócio. Como por exemplo: estoque, equipe, vendas, clientes, marketing e etc. Faça um plano de ação e acompanhe todo o projeto a ser executado. Se você deseja que sua empresa continue de pé por um bom tempo deve cuidar da saúde dela. Esses são os principais passos para que você tenha foco e estratégia no seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Quem tem negócios pequenos precisam ser mais cuidados com o planejamento por serem mais sensíveis a qualquer mudança e quem tem médio ou grande precisa fazer isso, pois quanto maior mais se perde o controle. Então, mão na massa!

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