• Camila Moura

Como reduzir desperdícios no seu negócio?

O Lean foi uma filosofia criada com base no conceito do sistema de produção da Toyota após a segunda guerra mundial. Sua principal intenção é “enxugar” processos, ou seja, reduzir desperdícios dos mais variados tipos. Sendo os principais listados na figura que segue.


Fonte: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/8-desperdicios-lean

A intenção do Lean é reduzir e por consequência aumentar a quantidade de lucro existente dentro do seu negócio; de preferência utilizar o mínimo de investimento necessário para fazer as mudanças. Essa filosofia visa uma entrega de alto valor para o cliente, seja ele interno ou externo. Logo, mais valor com menos trabalho (foco em eficiência).


É chamada de filosofia pois a intenção é que os aprendizados e todo o trabalho seja realizado de forma constante, de forma que faça parte da cultura do negócio, trazendo diversos benefícios em cada uma das áreas.


COMO FUNCIONA A FILOSOFIA LEAN?

Por se tratar de uma filosofia que envolva redução de custos e lucros é importante ser mais cuidadoso e por isso, a atuação pode levar alguns meses de execução. No entanto, é boa prática que um projeto de Lean não dure mais do que seis meses. As etapas servem para analisar um único problema por vez. Este, é analisado dentro do processo e se avalia o que pode estar gerando gastos ou perdas desnecessárias.


As etapas são:

  1. DEFINIR: Definir um problema a ser resolvido;

  2. MEDIR: Verificar os dados existentes e explorar mais o problema;

  3. ANALISAR: Avaliar as principais causas do problema;

  4. MELHORAR: Criar um plano de ação para redução do problema;

  5. CONTROLAR: Verificar se o plano de ação está correto e fazer modificações, se necessário.

No primeiro estágio deve-se definir uma meta. A meta deve ser formada por um objetivo claro, indicadores a serem reduzidos e um prazo, sem isso, não existe uma meta que possa ser atingida. Com a definição da meta é possível desenhar o escopo do projeto para que seja feito a medição dos dados que farão parte do projeto. É super importante que esses dados sejam confiáveis ou não será possível a execução do Lean.


Com a definição de meta e início da preparação do escopo pode-se escolher utilizar o framework Scrum, que foi explicado mais neste artigo.

Caso a empresa não possua as informações, é necessário que seja feito um trabalho antecipado para criação dos indicadores da empresa. Assim, já é possível ter um norte, a longo prazo, diante das necessidades do seu negócio para que possa dar início nas atividades e gerar uma meta a ser alcançada ao final do projeto.

Alguns exemplos de objetivos a serem resolvidos por essa filosofia são, a redução de custos de armazenagem, frete, estoque, das reclamações dos clientes, dentre outras. Com a meta definida cada uma das outras etapas são cumpridas através de outras técnicas e ferramentas, como por exemplo o 5S, Espinha de Peixe e etc. Então, serão avaliados todos os resultados e possíveis melhorias na última etapa de controle.

Utilizar está filosofia leva a avaliação das causas e implementação de ações que às reduzam, chegando a elevação de milhares de reais para cada projeto realizado. Assim, é possível atuar dentro dos processos do negócio e avaliar medidas que serão executadas para redução e controle dos gastos financeiros, gerando mais lucro e menos desperdícios.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Fundadora

Destaques