Tudo sobre o incrível Scrum

Se você nem sabe do que se trata e todos os benefícios desse framework, então chega aqui nesse link primeiro!


Agora vamos entrar nos detalhes do Scrum e entender os seus principais aspectos, papéis, eventos e artefatos.


ESTRUTURA DO SCRUM


Para entender a estrutura do Scrum é preciso falar sobre os papéis (pessoas que possuem uma função específica dentro do framework), eventos (momentos determinados para planejar ou apresentar o projeto), artefatos (ferramentas que auxiliam todos envolvidos).


PAPÉIS

Stackholder: São as partes interessadas na execução, finalização e qualidade do projeto.

Scrum Master (SM): Responsável por liderar as etapas do Scrum e ser ponte entre o time, Product Owner e Stackholder.

Product Owner (PO): Principal responsável na execução do projeto, definição de prioridades de execução das macros atividades e comunicação de todos.

Scrum Team (ST): Colaboradores que executam as atividades.


EVENTOS


Criação do Product Backlog: Momento para se criar todas as macro tarefas que vão definir todo o necessário para o seu projeto ser finalizado. Essas macro atividades serão desmembrada em micro atividades a depender do grau de prioridade, pois as de maior prioridade serão as primeiras a serem executadas. Esse evento é realizado pelo Product Owner e informado ao Srum Master.


Sprint Planing: Nesta reunião deve-se definir quais atividades serão executadas na próxima Sprint. As atividades são fracionadas no que chamamos de histórias, essa é menor parte parte referente a uma atividade proposta. Nesta etapa, é feito a priorização das histórias, ou seja, o Time Scrum definirá o quão custoso será para concluir a atividade. O Time Scrum participa ativamente nessa fase. O PO é responsável por explicar a atividade para o time caso tenham alguma dúvida e o SM deve coordenar o evento.


Uma das técnicas utilizadas para definir o grau de prioridade das atividades é o Planning Poker.


Sprint: Realizado após o planejamento da Sprint. Período no qual a equipe irá executar as atividades definidas dentro de uma quantidade de dias escolhido. É ideal que cada Sprint possua no mínimo 2 semanas e no máximo 4 semanas.


Reunião diária: Evento realizado todos os dias pelo ST e SM para avaliação das atividades. Sua duração deve ser de no máximo 15 min e deve ser feita em pé. Neste post falei um pouco mais sobre a Reunião Diária e como tornar a sua equipe mais coesa.


Revisão: Avaliar e verificar o projeto que está sendo construído.


Retrospectiva: Momento que deve ser analisado como o trabalho foi efetivado e se existe alguma melhoria a ser feita.


ARTEFATOS

Product Backlog: Todas as tarefas a serem realizadas para a finalização do projeto;

Sprint Backlog: Todas as atividades que serão executadas na Sprint;

Quadro Kaban: Ferramenta para realizar o controle das atividades a serem utilizadas durante a Sprint;

Planning Poker: Jogo utilizado para a definição dos pontos (priorização) de cada história a ser realizada;

BurnDown: Gráfico de acompanhamento do progresso da equipe versus a quantidade de pontos de história da Sprint.





2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo